Recicle e decore sua casa com materiais descartados em obras


Nem sou de ficar reproduzindo conteúdo integral, nem fazendo posts CTRL C + CTRL V como vejo em muitos blogs :P, mas achei tudo tão legal que não resisti! Totalmente apaixonada pela cadeira de balanço! ❤

Porta, janela e lata são alguns dos materiais que podem ser reutilizados dentro de casa

Construir e reformar são ações que geram muita sobra de materiais durante uma obra, como madeira, canos, ferros, entre outros resíduos. Mas você sabia que todo esse “lixo” pode ser transformado em peças de decoração?

Segundo a arquiteta Carol Motta, objetos retirados de uma reforma, como portas, janelas e banheiras são ótimos e versáteis materiais, já que a base de suas composições é a madeira.

estante

Madeiras reutilizadas com livros de apoio compõem um aparador para a sala (Foto: Reprodução/Sofá de Ideias)

“O objeto reciclado fica ótimo em qualquer ambiente, no estilo clássico, moderno e contemporâneo. Basta fazer a composição correta e coerente”, diz a arquiteta.

Em seu blog, chamado Sofá de Ideias, Carol costuma compartilhar os projetos criados por ela e suas colegas de profissão. A ideia de usar sobras de materiais de construção surgiu quando o assunto sustentabilidade começou a ficar em alta. Foi aí que ela viu que muitas coisas descartadas poderiam ser reutilizadas de várias maneiras.

“Passamos a reutilizar os materiais que sobravam na decoração e a primeira que fizemos foi a estante com tábuas de madeira e livros”, conta Carol.

resto

Neste “lixo” é possível reaproveitar muita coisa, como pallet, madeira e portas (Foto: Shutterstock)

Exemplos para usar materiais deixados de lado não faltam. Portas descartadas podem virar mesas de jantar, mesas de centro ou painéis para fixar jardineiras na parede. “Um exemplo que já fizemos foi reutilizar madeiras para fazer um banco, que serve como aparador, e um complemento de estante para uma sala de uma casa contemporânea”, ensina a arquiteta.

Existem, ainda, muitos outros resíduos que podem ser usados. Lata de tinta, balde de alumínio, carrinho de mão, canos de PVC ou de ferro, portões de ferro, azulejos e bobinas de cabo são alguns exemplos de materiais reutilizáveis.

Veja abaixo algumas ideias:

banco-madeira

Banco feito com sobras de madeira de um deck demolido. Pode ser usado também como um aparador para colocar objetos e livros (Foto: Reprodução/Sofá de Ideias)

porta-cama

Portas antigas podem ser utilizadas como cabeceiras de cama. O resultado é diferente de tudo o que estamos acostumados a ver (Foto: Reprodução/Sofá de Ideias)

bobina-cadeira

Bobina de cabo de aço foi transformada em uma cadeira de balanço (Foto: Reprodução/Sofá de Ideias)

canos

Canos podem virar luminárias, fixação de mosquiteiros, racks ou até estantes. No caso da foto, os tubos foram usados para formar uma divisória (Foto: Reprodução/Sofá de Ideias)

madeira-demolicao

Madeira de demolição pode virar um painel para cama (Foto: Reprodução/Sofá de Ideias)

paletes

Paletes podem ser transformados em um sofá, como este da foto, cama e mesa de centro (Foto: Reprodução/Sofá de Ideias)

banheira-sofá

Olha só o que virou esta banheira antiga. Simplesmente um sofá muito charmoso (Foto: Reprodução/Sofá de Ideias)

Fonte: http://revista.zap.com.br/imoveis/recicle-e-decore-sua-casa-com-materiais-descartados-em-obras/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s