Como fazer fogo sem fósforos


Veja as dicas da SUPER para acender uma fogueira sem ter fósforos por perto.

fogo-sem-fosforo-1a

COM UMA LATA E CHOCOLATE:
Este método só dá certo em dias de sol forte. A base da lata funciona como um espelho côncavo. É preciso polir o alumínio, esfregando um pedaço de chocolate (fig. 1) e depois um pano (fig. 2) até o fundo da lata ficar bem brilhante.

fogo-sem-fosforo-1b

COM UMA LATA E CHOCOLATE:
Aí você deve posicionar o material inflamável – algo como um palito com capim seco na ponta – no ponto focal, onde os raios refletidos convergem. Para localizar esse ponto, é recomendável usar óculos escuros, tanto para a proteção dos olhos quanto para reduzir a luminosidade do ambiente. (Não coma o chocolate. Ele fica cheio de alumínio.)

fogo-sem-fosforo-2a

COM ÁGUA E UM PLÁSTICO TRANSPARENTE:
Junte as pontas do plástico, formando um saco que deve ser preenchido com um pouco de água que você tiver, por exemplo, num cantil.

fogo-sem-fosforo-2b

COM ÁGUA E UM PLÁSTICO TRANSPARENTE:
Aqui também o sol é essencial: o saco d’água vai funcionar como uma lente para concentrar os raios e incendiar sua “isca”: materiais como palha, capim seco, estopa ou casca de árvore.

fogo-sem-fosforo-3a

PRINCÍPIOS BÁSICOS – A FONTE:
As duas técnicas apresentadas aqui têm princípio semelhante: aproveitar a energia de raios solares refletidos (no caso da lata) ou refratados (pelo saco d’’água). Essa energia se ‘concentra’ no foco – o ponto onde os raios convergem antes de divergirem novamente.

fogo-sem-fosforo-4a

PRINCÍPIOS BÁSICOS – ALIMENTE A FOGUEIRA:
Assim que você tiver um sinal de que algo está queimando, trate de manter viva a sua chama. Assopre delicadamente o capim, palha ou estopa (fig. 1). Aos poucos, vá aumentando sua fogueira com a adição de gravetos e galhos (fig. 2), até obter uma fogueira que possa ser alimentada com pedaços grandes de madeira (fig. 3). Só tente usar as técnicas de fazer fogo em caso de emergência e em espaços abertos: brincadeiras podem provocar incêndios domésticos ou florestais. (Não tente isso em casa).

Fonte: http://super.abril.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s