Como se virar em um país em guerra


Guarde a camisa florida para as férias no Havaí. Se você resolver visitar um país em guerra, precisará ser discreto e tomar certos cuidados.

como-se-virar-em-um-pais-em-guerras-1

1. VIAJE PREPARADO
Vista-se discretamente. Não use trajes que denunciem sua condição de estrangeiro; mas mesclar-se aos locais cria o risco de confundirem você com algum dos grupos em conflito. Abasteça-se de moeda local, informe-se sobre as rotas de fuga, tome todas as vacinas necessárias e saiba onde ficam os hospitais próximos. Assegure-se de que a polícia local e a representação diplomática de seu país sabem da sua existência e aprenda o idioma local o suficiente para pedir socorro.

como-se-virar-em-um-pais-em-guerras-2

2. NÃO DURMA DE TOUCA
Mantenha-se alerta. Se você prestar atenção no ambiente ao seu redor, poderá evitar ser atacado de surpresa. Procure se antecipar a qualquer ação de um potencial agressor: é melhor atacar do que se defender.

como-se-virar-em-um-pais-em-guerras-3

3. DESVIE DAS BALAS
Se você se encontrar no meio de um tiroteio, procure a proteção de uma parede ou muro. Em campo aberto, deite-se no chão e proteja a cabeça com as mãos. Não se esconda atrás de carros – balas perfuram vidros e lataria.

como-se-virar-em-um-pais-em-guerras-4

4. NÃO PISE EM FALSO
Evite circular por plantações, pastos ou terrenos baldios. Esse é o tipo de lugar em que você pode pisar em uma mina e morrer – ou perder uma perna na explosão. Tome cuidado com cercas, que podem ser eletrificadas.

como-se-virar-em-um-pais-em-guerras-5

5. VOCÊ É O QUE VOCÊ TEM
Não carregue armas – caso contrário, você perde o status de não-combatente e pode ser abatido por qualquer um dos lados. Câmeras, gravadores e binóculos devem ser evitados – ou usados com a maior discrição possível.

Fonte: http://super.abril.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s