Dia da Toalha + Dia do Orgulho Nerd + Dia do Orgulho Geek


Não entre em pânico, hoje é Dia da Toalha!

Hoje é dia 25 de maio, então, pegue sua toalha antes de sair de casa. A data é celebrada no mundo todo por fãs do livro (e do filme) O Guia do Mochileiro das Galáxias, e chamada de Dia da Toalha, ou Dia do Orgulho Nerd, ou também Dia do Orgulho Geek. Não que se deva ter orgulho da própria nerdice apenas uma vez a cada 365 dias, mas a data foi estipulada depois da primeira homenagem dos nerds a Douglas Adams, autor do Guia, que faleceu em maio de 2001.

toalhaju

A toalha tem um bom motivo para ser o acessório mais importante da comemoração da nerdice do mundo. No Guia, um dos livros mais populares da cultura geek, Douglas Adams explica que este é o objeto mais útil para um mochileiro interestelar. Pode ser usada como casaco em lugares frios como as luas de Beta de Jagla, ou você pode deitar sobre sua toalha nas praias de areia marmórea, usá-la como uma tenda no deserto de Kakrafoon, transformá-la em vela ao navegar pelo rio Moth, enrolá-la na cabeça para se proteger de emanações tóxicas, molhá-la para lutar, cobrir o rosto para não ver a estonteantemente burra Terrível Besta Voraz de Traal, e até, quem sabe, se enxugar com ela quando estiver molhado.

Que a força esteja com você!

O Dia do Orgulho Nerd (ou Geek), é comemorado em 25 de maio devido à estreia de Star Wars nos cinemas. Fica claro aqui que a produção cinematográfica que revolucionou o cinema (pelo menos na opinião dos Nerds de plantão) tem atuado como um grande divisor de águas no universo Nerd.

Reza uma das lendas que a expressão NERD tem sido utilizada desde a segunda metade da década de 1950 no Massachusetts Institute of Technology (MIT) para se referir a todo o aluno estudioso e dedicado ao extremo como sendo um estudante do tipo “knurd” , ou seja, o inverso de “drunk” (bêbado) satirizando a sobriedade excessiva desse tipo de colega.

Outra versão se reporta aos técnicos (e outros gênios) de laboratório do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia Northern Electric do Canadá (Northern Electric Research and Development) cuja sigla N.E.R.D destacava-se em caixa alta em seus crachás. Fica fácil imaginar o impacto de um grupo coeso de pessoas esquisitas e muito inteligentes andando para lá e para cá com o termo NERD alfinetado em seus jalecos.

A partir da década de 1960 o termo NERD foi amplamente difundido, principalmente em sua conotação pejorativa, geralmente aplicado àquelas pessoas esquisitas cuja inteligência muito acima da média os impedia de se relacionarem socialmente, além de serem evidentemente os estereótipos de pessoas desprovidas de atrativos físicos e dotadas de gosto duvidoso ou contrastante para literatura, moda, música, cinema e outros itens culturais.

Hoje o termo se amenizou e se diversificou principalmente com o advento da informática, surgindo um subtipo ou uma reclassificação como um “expert” também em informática, validando o termo “geek”, algo como um NERD high tec.

Salve o Glorioso 25 de maio!

Existe ainda mais uma referência celebrada por milhares de fãs em todo o mundo tendo como data sagrada o dia 25 de maio. Trata-se da obra “Discworld” criada por um autor cult de ficção científica – o também inglês Terry Pratchett.

Usando de muito humor e fina ironia, Pratchett conta histórias de mundos fantásticos, inspirados na mitologia hindu. A data 25 de maio está na obra, dia que se comemora a chamada Revolução Gloriosa, onde a monarquia de Discworld é substituída por uma república. Imperdível.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s