Velas decorativas


velaEu e a irmã mais velha sempre gostamos de artesanato, não necessariamente das mesmas artes, mas gostamos. Em uma de suas várias febres, kkkkkkkkkkkkk ela comprou de um tudo pra fazer velas decorativas. E como toda febre uma hora passa, quando a dela passou, ficou um monte de material malocado nas profundezas de uma caixa por causa do cheiro das essências. :p

Eu que sou uma garimpeira-mor, logo catei e levei pra casa. Então, peguei uns potinhos de vidro de milho/ervilha em conserva, e fiz de recipiente pras velas. 😀 Tingi, aromatizei e fiz as bonitinhas pra decorar, usei parafina em pó e lentilha. Não quis derreter a parafina pra “lacrar” em cima, não tinha panela velha nem ia esculhambar as minhas de teflon. kkkkkkkkkkk E é bom assim que de vez em nunca pingo essência e ficam cheirosinhas! 😉

Mas isso não é o mais importante………….. olha quem está forrando a mesa………….. ela, A ÚNICA! A toalha de natal! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Coitada, tá clamando aposentadoria! 😮

Bom, achei esse PAP na internet mas lembro bem que foi de uma revista que minha irmã tinha.

Material

parafina comum em pó e parafina lentilha-plus
anilina em pó à base de óleo cor de laranja
vaselina líquida ou essência à base de óleo
1 vidro comprido alto
sacos plásticos
pavio próprio para velas-gel
1 luva cirúrgica ou plástica
*porta-pavio (acho muito útil pra não precisar deixar o pavio “flutuando”, nem correr o risco da vela queimar até o fim e o vidro partir) 😉

Mãos à obra

vela_graos0

1. Tinja a parafina comum em quatro tons de laranja. Coloque pequenas porções de parafina branca num saco de plástico, acrescente a anilina em pó e a essência oleosa (ou a vaselina). Quanto maior a quantidade do líquido, mais diluída será a tonalidade final.

2. Feche o saco de plástico mantendo o ar dentro e balance para tingir por igual.

3. Comece a montagem: despeje no vidro uma pequena porção de parafina comum. Posicione-a num canto, inclinando levemente o vidro.

4. Acrescente aos poucos, irregularmente a parafina, alterando os diferentes tons com a parafina branca. Despeje de maneira que os grãos escorram pela parede do vidro.

5. Quando faltarem 3 cm para atingir a borda do vidro, cubra a superfície com uma fina camada de um único tom de parafina comum em pó. “Cave” quatro espaços com o dedo para produzir um efeito diferente e cubra com a parafina comum.

6. Enfie o pavio no centro da vela, mantendo uma distância de 2 cm do fundo do vidro. Esse cuidado é importante, pois impede que o fogo do pavio encoste no vidro e o parta. (Na minha vela coloquei o pavio desde o início, usei porta-pavio, então não há risco de queimar até o fim, e fui colocando a parafina ao redor do pavio.)

7. Para fazer o acabamento e facilitar o transporte das velas, derreta uma pequena quantidade de parafina branca comum em banho-maria e despeje devagar sobre a parafina em pó. Este processo é opcional. (Dispensei essa parte.)

Dicas:

-Prefira a parafina de cor mais branca e transparente, é a de melhor qualidade.
-Na hora de escolher o pavio, lembre-se de que quanto mais grosso for, mais depressa queima. Quanto mais fino, menor a chama e a vela queimará mais lentamente.
-O melhor tipo de pavio é o de algodão trançado e preparado quimicamente, chamado de pavio quimicado, que não deixa a parafina escorrer. Já o pavio de barbante não absorve bem a parafina, por isso a vela derrete e a chama apaga logo.
-No caso de velas coloridas, adicione anilina em quantidade suficiente para obter o tom desejado e mexa bem. Lembre-se de que a cera quente tem mais transparência, tendendo a acentuar a tonalidade na medida em que for esfriando.
-Se preferir, faça antes um teste de cor. Aqueça uma mistura de parafina e anilina. Com uma colher, retire um pouco dessa mistura e coloque sobre a torneira de água fria. O tom obtido será o resultado da cor final.
-Anote a proporção ao fazer velas perfumadas: adicione 100 g de essência oleosa para cada quilo de parafina.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s